03/07
Hoje começa ou está terminando o Hamadan, não entendi mto bem. Só sei q queria ir ao Grand Bazar e não pude. Dizem q qdo termina o hamadan vão todos p os parques e fazem pic-nics.
Hoje fui a Mesquita Azul, chamada de Blue Mosq, havia levado um lenço p cobrir a cabeça e fui com um vestido até o joelho, q achei estava bem decente. Mas, na porta eles distribuiam um pano p as pessoas cobrissem cabeça, ombros e pernas. Tive q me cobrir toda tb, não bastava o lenço na cabeça. Acho q estando na igreja deles tenho q seguir suas regras.
No entanto fico indignada ao ver as mulçumanas cobertas dos pés as cabeças, com aquele monte de pano preto. Acho uma humilhaça para nós mulheres. E ainda querem entrar p a União Européia com estes costumes milenares! O q antes me pareceu simpatia dos turcos, percebo agora q se der mta confiança tornan-se insolentes, é na verdade desrespeito.
Fui tb a Sta Sofia, q foi uma igreja otomana, construida na era bizantina, em 537, depois transformada em mesquita e hoje é um museu. Mais antiga q a Blue Mosq, construida pelo sultão Ahmet, em 1609.
Amanhã sem falta vou comprar a máquina pq a maioria das fotos não puderam ser aproveitada. Já fui ver a máquina fotográfica e uma bem boa, Canon ou Nikon, q na Fenac do Brasil sai por 1900 reais cf. verifiquei na Internet, aqui custa 250 euros, o q seria uns 700 reais. Não sei como está o euro por aí, sei q o dólar esta subindo, embora não entenda, já q eles estão a ponto de dar calote.

2 comentários:
não sei se vc está recebendo estes comentários, caso positivo de sinal de vida.
Beto
Tiza, estás em Constantinopla q legal...qta história tem essa cidade, um dos portos principais da rota da seda que funcionou como corredor de passagem entre o oriente e o ocidente, além de mercadorias, de ideias, crenças religiosas, estilos artísticos e pessoas. As mesquitas com seus minaretes são belíssimas e os mercados de rua devem ser incríveis...em relação as mulheres mulçumanas, deve ser duro ver tanta submissão ainda hj, mas temos q lembrar q nosso pensamento é feminista, pós-pós moderno e ocidental...Ah!adorei a ideia do hostel em Mikonos, quem sabe, hehehe... aguardo seus próximos relatos e fotos.
Beijosss,
Sílvia
Postar um comentário