Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CAPRI

26/07
Ontem assisti ao jornal local na TV, sempre se entende alguma coisa e o italiano é um pouco parecido com o portugues. Falaram sobre a questão do lixo, parece q há uma briga com os sindicatos e por trás, esta a Camorra. É lixo, é Camorra, é passeata, aqui tudo é um caos. O trânsito esta sempre engarrafado e o napolitano adora buzinar. Fazer barulho parece ser o esporte nacional. Mas tenho q reconhecer, numa coisa eles são mais educados q no Brasil, eles param o carro sempre q vc faz menção de atravessar. Nem tudo está perdido por aqui, há tb belos museus e monumentos. Além do Vesúvio e Pompéia q estão próximos daqui.
Eu preferi ir sómente a Capri sòmente. Não dá p fazer tudo, fica mto cansativo. 
De manhã peguei o aliscafo, há tb os hidrofólis (nomes bem esquesitos, mas é tudo barco, c a diferença q os hidro são mais rápidos,  mas tb mais caros).
Amei Capri. Na chegada ve-se ao fundo o Vesúvio e Sorrento, q fica em uma península da Costa Amalfitana. Capri tem 3 andares: o 1o é o nível do mar, o 2o é a vila de Capri e no 3o fica Anacapri, onde estão os hotéis das celebridades. Mas antes de tudo fiz um passeio de barco ao redor da ilha p conhecer a famosa Grotta azzurra, os Fariglionis – belíssimos rochedos no meio do mar, q são a marca registrada de Capri. Não há praias mas mtos rochedos e paredões de calcáreo. Tibério governou o império romano do seu castelo em Capri, dizem q chegou a ter 12 palácios, mas o principal foi a villa Jovis, no alto do Salto di Tibério, um precipíco onde dizem q mandava jogar quem o desagradasse. Parece q o cara era terrível. Mas Capri foi residencia tb de alguns escritores, entre este M. Gorki, Neruda, G.. Greene.
Depois do passeio ao redor da ilha, fui a vila de Capri. Pode-se ir de Funicular (teleférico), microonibus ou táxis conversíveis, com 4 lugares, bem simpáticos.
A Piazzeta, a praça principal de Capri é mto simpática e a vila é cheia de ruelas com lojinhas, restaurantes, hotéis, galerias, embora nd mto acessíveis ao bolso de pobrer mortais come yo.  
Segui depois p Anacapri, por uma estreitíssima rodovia serpenteando entre as paredes de montanhas e o precipício, confesso q fiquei com medo. 
Por azar, minha câmera fotográfica está com problema, o visor fica escuro qdo há mta luz e tive q tirar algumas fotos com o celular. Talvez tenha q comprar outra câmera, mas mesmo assim dá p ter uma idéia desta ilha très chamant.

Nenhum comentário: